(Música de Luís Enriquez Bacalov. Texto Original de Sergio Bardotti. Versão de Chico Buarque.)
Um Jumento que trabalha na lavoura desde que se lembra de ser bicho. Acorda ao nascer do dia, carrega pedra, farinha, legumes e até carne seca de outros animais. Dos humanos conhece a voz, a ira e a vara que lhe vergastam o pêlo para que ande mais rápido, mesmo quando as pernas lhe tremem e a própria carcaça ameaça rachar. Nome? Não tem. Nem apelido. Tem uma função clara: trabalhar! Alimenta-se das ervas que vão nascendo rente ao chão.
De todas as privações e humilhações que tem suportado, há uma que não admite: Ser chamado de “Mula”. Num momento de desespero resolve fugir desta escravatura e partir em busca de um sonho: virar Artista!
No caminho, depara-se com um cachorro traumatizado, farto de correr atrás da bola, estender a pata e obedecer a outras ordens igualmente inúteis que lhe são gritadas pelo seu “dono”, simplesmente por capricho ou demonstração de poder. Juntam-se no objectivo de formar um dueto. Mais à frente encontram uma galinha que, depois de ver os seus filhotes serem assados no espeto, se preparava para virar, ela própria, numa bela canja! Fugiu, está bom de ver...
Porque não formarem um conjunto?
Quando menos esperam, aparece ainda uma Gata, criada no luxo de um apartamento e depois abandonada, por culpa dos seus impulsos de se juntar à gataria. Habituada a cantar e a ser o centro das atenções, parece feita para se tornar a grande estrela do conjunto! Ou não…
Vamos acompanhar a aventura destes quatro bichos a caminho da liberdade, cujo destino depende agora deles próprios, e descobrir em que é que as suas vidas se assemelham às nossas…
O espectáculo estreia na 6ª feira às 21h30, integrado na cerimónia de encerramento da Semana dos Direitos da Criança, organizada pelo Município de Caminha e terá duas sessões mais, no sábado pelas 17h30 e no Domingo, pelas 21h30.
Sem comentários:
Enviar um comentário