Instituição

A AMFF pretende ser um projecto multifacetado, com oferta de diferentes tipos de música e de experiências artísticas, contribuindo para o gosto pela Música e pela sua prática, proporcionando vivências musicais a muitos jovens que não têm capacidade económica para tal, alargando públicos e dignificando o sistema educativo e a Música em geral e a Portuguesa em particular.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tríssono


7 Julho | Abertura da Feira de Artesanato | 18h30
“Tríssono” | Um Século de Guitarra de Coimbra
 
Álvaro Aroso – guitarra portuguesa (coimbrã), José Santos Paulo - guitarra portuguesa (coimbrã) e Eduardo Aroso - viola dedilhada (guitarra clássica)

PROGRAMA
- Carlos Paredes, Verdes Anos

Séc XIX/XX
- Anthero da Veiga
                           Bailados do Minho

Anos 20/30
- Flávio Rodrigues 
                           Valsa em Sol Maior
- Jorge Morais “Xabregas”
                           Variações em Lá menor
- Artur Paredes
                           Variações em Sol Maior

Anos 30/40
- António Carvalhal 
                           Variações em Lá Maior
- Armando Carvalho Homem
                           Variações em Ré menor
- José Amaral 
                           Variações em Lá menor

Anos 50/60
- João Bagão
                           Variações em Lá menor
- António Brojo
                           Estudo em Lá

Anos 70
- Álvaro Aroso
                           Renascer
- Carlos Paredes
                           Variações sob uma dança popular 



Álvaro Aroso nasceu em Coimbra, em 1954. Licenciado em Economia. Fez parte de grupos musicais académicos. Colaborou em programas de televisão. É intérprete e compositor de guitarra de Coimbra.

José Santos Paulo nasceu em Nova Freixo, Moçambique, em 1960. Fez parte de grupos musicais académicos. Colaborou em programas de televisão. Diplomado com o Curso de Canto do Conservatório, intérprete de guitarra de Coimbra, é professor deste instrumento no Conservatório de Música de Coimbra. Publicou Método de Guitarra Portuguesa, obra que contempla um ensino progressivo, desde simples exercícios a peças para instrumento solista e orquestra.

Eduardo Aroso nasceu em Coimbra, em 1952. Licenciado em Música (ensino genérico). Fez parte de grupos musicais académicos. Colaborou em programas de televisão. Intérprete de viola dedilhada (guitarra clássica), autor de poemas e fados/baladas, bem como de música para guitarra de Coimbra e guitarra clássica. Publicou, entre outros, A Guitarra Portuguesa – Património Cultural.

Para além deste programa instrumental intitulado 12 peças e 12 autores, os elementos do TRÍSSONO constituem, com outros, a Tertúlia do Fado de Coimbra, grupo com cerca de 4 décadas, com atuações nos cinco continentes, tendo uma discografia que contempla desde os chamados temas “clássicos” de Coimbra (Relíquias CD) aos originais do próprio grupo (Amanhecer em Coimbra CD). Álvaro Aroso, José Santos Paulo e Eduardo Aroso fizeram parte do grupo «Quatro Elementos», tendo gravado o CD intitulado O meu lugar, com músicas originais sobre poemas de António Arnaut. José Santos Paulo e Eduardo Aroso gravaram também, recentemente, a obra completa de Flávio Rodrigues, guitarrista de Coimbra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário